1 Samuel 7: 1-17

O hino “Vem, Fonte de Todas as Bênçãos”, escrito por Robert Robinson, celebra a proteção e a graça de Deus. Mas você já se perguntou sobre esta frase enigmática: “Aqui eu levanto meu Ebenezer. . . . ”? A linha se refere ao nome de um monumento feito de pedras que foi erguido por Samuel depois que o Senhor derrotou os filisteus. Samuel queria se lembrar do que o Senhor havia feito por eles. O nome, Ebenezer, significava “pedra de ajuda”.

Os eventos no texto de hoje ocorreram vinte anos depois que a arca retornou a Israel. As décadas que se seguiram à mudança da arca para Quiriate-Jearim foram marcadas por um renascimento espiritual. Israel “voltou-se para o Senhor” destruindo as imagens da deusa cananéia da fertilidade Astarote e seu homólogo masculino Baal (vv. 2–4). O povo de Deus selou este compromisso com uma assembléia solene onde confessaram seus pecados e derramaram água perante o Senhor. Este foi um gesto simbólico de devoção. Eles também podem ter se negado água por um tempo para mostrar sua sinceridade.

Durante essa cerimônia, os filisteus atacaram, vendo a reunião como uma oportunidade ou uma ameaça. Os aterrorizados israelitas pediram a Samuel para interceder junto a Deus, e ele o fez sacrificando um cordeiro como “holocausto” (v. 9). Os filisteus escolheram esse momento para atacar, talvez pensando que os israelitas seriam os mais vulneráveis ​​durante a adoração. Observe que a resposta de Deus à oração de Samuel foi imediata. Quando o inimigo atacou, Deus respondeu com um “trovão forte” que fez os filisteus recuarem em pânico (v. 10). Samuel comemorou a vitória armando uma pedra para lembrá-los de que Deus era a fonte de sua vitória.

>> Você tem um lembrete do que Deus fez por você? Não precisa ser elaborado. Pense em uma maneira de prestar homenagem à obra de Deus em sua vida. Pode ser tão simples quanto um versículo das Escrituras postado onde você pode vê-lo.

POR Dr. John Koessler

O Dr. John Koessler, que se aposentou como professor emérito do Moody Bible Institute, serviu anteriormente na divisão de teologia aplicada e ministério da igreja. John e sua esposa Jane gostam de viver em uma cidade à beira de um lago em Michigan. Um escritor prolífico, os livros de John incluem Virtudes perigosas: como seguir a Jesus quando o mal se disfarça de bom (Editores Moody), A busca radical do descanso (InterVarsity), A graça surpreendente da decepção (Moody), e Verdadeiro discipulado (Temperamental). John é um editor colaborador e colunista da Hoje na palavra.

Fonte: Today in the Word

%d blogueiros gostam disto: